A Volkswagen na China. Fábricas fechando, mercado mudando,
A atuação da Volkswagen na China passa por um momento decisivo. Em meio a pressões políticas, mudanças tecnológicas e transformações nas preferências dos consumidores, a montadora alemã está reavaliando profundamente sua presença no maior mercado automobilístico do mundo.
🏭 Encerramento da Fábrica em Xinjiang
Em novembro de 2024, a Volkswagen anunciou a venda de sua unidade fabril em Urumqi, na região chinesa de Xinjiang, para a Shanghai Motor Vehicle Inspection Certification (SMVIC), entidade estatal. A fábrica, com capacidade para 50 mil veículos por ano, estava inativa desde 2019. O encerramento ocorre após pressões internacionais relacionadas a denúncias de violações de direitos humanos na região, embora a empresa tenha justificado a decisão como puramente econômica. Os cerca de 200 funcionários foram absorvidos pela SMVIC.
📚 Fontes: Reuters; Vogon Today.
🏗️ Possível Fechamento da Fábrica em Nanjing
Paralelamente, a montadora estuda o fechamento da fábrica em Nanjing, operada em parceria com a SAIC Motor. Essa planta tem capacidade anual para 360 mil veículos, incluindo modelos como o VW Passat e veículos da marca Skoda. A mudança está ligada à redução da demanda por carros com motor a combustão e à crescente concorrência de montadoras locais de veículos elétricos, como a BYD. Parte da produção poderá ser transferida para a planta de Yizheng, também em Jiangsu.
📚 Fontes: Business Times Singapore; Electrek; Bloomberg; Taipei Times; Carsifu.my; BNN Bloomberg.
🔄 Reestruturação Estratégica e Aposta nos Veículos Elétricos
Em resposta a essas transformações, a Volkswagen está implementando uma reestruturação estratégica na China. A empresa pretende lançar 18 novos modelos até 2030, dos quais 8 serão totalmente elétricos, em parceria com a SAIC. Também firmou colaboração com a montadora local Xpeng para desenvolver veículos alinhados ao gosto do consumidor chinês.
📚 Fontes: AP News; Reuters; ABP Live.
📉 Desempenho em Queda e Desafios Comerciais
Entre 2020 e 2024, a participação de mercado da Volkswagen na China caiu de 19,3% para 14,5%. A produção nas 39 fábricas da empresa no país segue mais de 25% abaixo do pico pré-pandemia, e os lucros operacionais das joint ventures chinesas recuaram 20% em 2023, totalizando €2,62 bilhões.
📚 Fontes: Motor1.com; BNN Bloomberg; Carsifu.my.
🔮 Perspectivas Futuras
Apesar do cenário desafiador, a Volkswagen reafirma seu compromisso com o mercado chinês. A aposta está na inovação tecnológica, no fortalecimento de parcerias locais e na adaptação aos novos paradigmas do setor automotivo — em especial, a eletrificação da frota e a digitalização dos veículos.
Att
prof engº Póvoas
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